quinta-feira, 8 de março de 2012

(ECAD) Ei CAD ê o dinheiro ?



Poxa, digitei ECAD no google para arrumar uma imagem para ilustrar o blog e me apareceu duas legais, mas não sei qual é a certa alguém sabe ?!

Segundo o Jonal O Globo.com, o Ecad vem fazendo uma série de cobranças inusitadas como o caso dos rapazes do blog Caligraffiti que receberam um email da entidade avisando que teriam de pagar direitos autorais pelo materiais que apareciam no site.

O Fato é que blogs desse tipo, design, arte, tecnologia e cultura. Tem boa visibilidade num nicho específico, com mil a 1.500 acessos por dia, mas geralmente não rende lucro para nenhum de seus sete colaboradores e quando rende algum cascalho é diretamente direcionado aos custos básicos de produção.

Em 25/04/2011, menos de um ano atrás o Ecad foi acusado de repassar mais de 130.000 a um falsário por autoria de trilhas que viriam desde 1960 até comédias recentes. Este teria trabalhado com Glauber Rocha, José Mojica Marins e Anselmo Duarte.

Alguns artistas até dizem que não recebem o que realmente tem direito sobre o referido “imposto”.

“Isso é um roubo, é um crime. Imagino que algum funcionário oportunista pegue uma obra sem autor ou com o nome trocado e a registre em seu próprio nome”- diz Sérgio Ricardo ao Jornal O Globo.com

Ainda estou tentando entender qual é a intenção do ECAD que na realidade se posiciona de uma forma no meio artístico no qual nem os grandes nomes da música o reconhecem. Se procurarmos há muitas queixas e denúncias na internet.

A saída seria musica gringa no meu estabelecimento?! No meu só vai ter Bob Marley .

O órgão que deveria funcionar como aliado do artista que em suma já não tem muito espaço no cenário nacional, trabalha em benefício próprio e acaba por impor barreiras no caminho dos novos músicos e compositores.

É claro que eu acho que o artista deva receber e acho que o Ecad deva cobrar, mas bom senso é uma qualidade admiradas para gestores públicos... num é ??!!

Considero um tanto covarde procurar por sites de casamentos para enviar cobranças aos noivos. É covarde procurar blogs que geram informação, diversão e entretenimento gratuito para lhes enviar uma conta, isso é decisão de gente com a mente de um esquilo. Fui mau com o esquilo.

Ótimo para o artista iniciante né... não ter suas musicas tocadas por que o ecad está fiscalizando.... ou pesquisando... porque esse modo de arrecadar é muito mais simples concordam ? Não precisa ir nos estabelecimentos, não precisa de uma equipe boa.. se tiver um estagiário ali pesquisando na internet, já dá pra se arrumar uma boa grana. O Youtube está cheio !

É bom frisar que nessa briga as gravadoras se colocam contra o Ecad. Mas lógico a internet é o meio atual mais democrático e com inúmeras oportunidades para se divulgar um trabalho e obvio que se as pessoas precisarem pagar, elas não consumirão uma música que não seja sucesso ainda... concorda ?

Depois de escrever tudo isso, vou mudar de lado. Ecad, quero contribuir.. vocês estão certíssimos, vou ajudar vocês..mas oh não diga que foi eu que falei eim.. vou lhes arrumar uma bocada ! Ecad ...próximo da minha casa tem um morro e nesse morro, tem baile funk de quarta a domingo... não sei.. mas to desconfiado que eles não estão pagando o imposto. Vai lá cobrar e boa sorte !!!





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade :)