quinta-feira, 7 de maio de 2009

Já reparou nas programações atuais da TV aberta ?

Acredito que para a situação cultural atual do nosso povo onde 14,4 milhões de indivíduos ainda são analfabetos, assistir a uma novela pode ser considerado uma alternativa de se romantizar uma estória, ou seja, creio eu que a mesma sensação que temos quando lemos um bom livro pode ser comparada à assistir uma novela por um analfabeto. É duro, mas é o que acontece.

É fato que as novelas no Brasil, são a preferência nacional entre as programações de TV, o que é uma pena, a grande e esmagadora maioria delas, são alienadoras e fazem o povo brincar de “O mestre mandou”. O mestre mandou você fazer yoga, usar mais joias douradas e sair por ai falando Atcha,tcha tcha !

Já que possuem um papel tão forte perante nossa sociedade impondo modas, estilo e atitudes, poderiam oferecer um pouquinho mais de cultura, respeito, educação e instrução a todas as pessoas. Em fim nem só de “Maya” pode viver o ser humano.

Por piores que sejam, tenho certeza que de um pequeno espaço de tempo para cá, as programações deram uma sutil melhorada, no entanto consideráveis.

Um exemplo disso é na proposta que os novos programas de humor trazem para as telinhas no momento. Por exemplo o Programa Pânico, claro concordo com vocês.... caiu muito de qualidade e é focado muito nos besteiróis alienados “lá de fora”, no entanto , foi o primeiro programa a ir corajosamente fundo em questionar a posição e o comportamentos das “celebridades”. Em seguida, algo melhor, o programa CQC, que vem disputando a audiência da juventude mais politizada. O programa apesar de ter um cunho humorístico, está sempre entrando em conflito direto com situações políticas e administrativas do governo e de forma muito inteligente vem conseguindo apoio moral até mesmo do Presidente Lula.

Bons e inovadores programas, além de nos deixar um tanto mais espertos, fazem a concorrência correr atrás do prejuízo, pensarem em ter mais respeito com os consumidores e nisso a qualidade melhora um tanto e todos nós ganhos com isso.

Em fim, chegamos onde eu queria ..uffaa...

.. Legal agora é que uma emissora copia a outra para copiar os padrões de qualidade. Qualidade rs....!? Bom , continuemos.... uma emissora tem “tela quente” e a outra tem “tela máxima” uma tem “toma lá dá cá” a outra tem “ louca família” uma tem “poder paralelo” e a outra tem “força tarefa” uma tem “A grande família” a outra tem ... a outra tem ... bom a outra não tem ... uma tem “pequenas empresas grande negócios” a outra tem ... “pequenas igrejas grandes negócios”... É a Record cresceu muito, (até eu quero trabalhar lá agora) ... Claro, com tanto crescimento e investimento, tem sido 1º e 2º lugar de audiência em diversos horários, muito investimento em infra-estrutura, profissionais e programações ; A qualidade da TV aberta realmente melhorou com o crescimento da Record, chato é que agente sabe de onde vem grana para tanta melhoria né? Dos analfabetos.




.