quinta-feira, 10 de março de 2011

“'Farda' de UPP é a nova sensação entre os cariocas para o carnaval”

.


– Uh, que sensação!
Procurando um tema para atualizar o blog, encontrei isso na internet e como o carnaval está ai nas costas ainda, achei que pudesse valer a pena.

Vamos pensar...

Essa frase (“'Farda' de UPP é a nova sensação entre os cariocas para o carnaval” ) é o título de uma matéria do site G1; polêmica não ?! Me lembro que a idéia de um bom policial ou do “mocinho” dos filmes nos quais fomos influenciados a admirar infelizmente não se encaixavam na imagem de um policial PM-RJ OU BOPE, ou pelo menos num passado recente pelo que vejo.

Minha intenção não é polemizar a questão apesar de estar admirado pelo fato de não ter visto nada, nem mesmo um “porém” sobre o assunto durante o período que precedeu as festas de carnaval.

A mamãe toda orgulhosa diz ter ficado na dúvida, pois pretendia comprar uma fantasia de pirata, mas o menino gostou da roupa do BOPE.
Bom na vida real não existe muito essa de herói e vilão. O herói de hoje pode se o vilão a qualquer momento, principalmente quando falamos das polícias do RJ. Eu poderia pensar que de “Pirata” estaria a mamãe investindo numa fantasia de vilão, mas depois do Jack Sparrow – Piratas do Caribe quem não gostaria de ser esse vilão.

Eu poderia pensar também que comprando uma roupa do BOPE ou da PM a mamãe estaria investindo numa fantasia de Herói. Pensando bem... eu não poderia pensar, pelo menos ainda não posso.

Não sei vocês, sinceramente, eu nunca me senti muito seguro ou tranqüilo próximo de um policial. Meu pré-conceito é baseado nas milhares de estórias de injustiça e corrupção que costumamos ver e ouvir. Fato que minha confiança aumentou consideravelmente quando há alguns anos 2 policiais que mesmo “fora de serviço” salvaram a vida do meu pai em um assalto. Mas isso não vem muito ao caso.
A questão é: Será que a imagem hollywoodiana do Capitão Nascimento está de tabela passando a nós uma imagem melhor das nossas polícias.

Seria possível ver as crianças das comunidades com essa fantasias ?

Seria possível ver as crianças da zona sul com essa fantasias ?

Será ?



http://g1.globo.com/carnaval/2011/noticia/2011/02/farda-de-upp-e-nova-sensacao-entre-os-cariocas-para-o-carnaval.html



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade :)